No seu livro “Mechanika – creating the art of science fiction“, Doug Chiang, Vice Presidente da ImageMovers Digital, que é uma empresa da Walt Disney Company, descreve 6 pontos que podem fazer a diferença entre um bom e um mau design na hora de criar um Concept, seja ele de veículo, personagem, ambiente e etc..  Dicas realmente valiosas! Vale guardar:

1. Crie uma silhueta forte.
Antes de se focar em detalhes de linhas, criei a silhuetas que sejam impactantes e singulares. Segundo ele, detalhes valorizam o design geral, mas não o determina. O que faz isso é a sua silhueta.

2. Considere sempre a regra dos 3 segundos
Crie designs que possam ser reconhecidos em 3 segundos ou menos. Na sua experiência em criação para filmes, ele diz que a audiência tem menos que isso para entender o que está vendo antes que a cena mude, portanto, é essencial manter um design limpo e claro. Por exemplo, se sua criação é um veículo, o observador deve identificar rapidamente onde o piloto se sentará, onde é sua frente e sua traseira, pra que esse veículo serve e etc.

3. Crie Personalidade
Questione-se sobre sua criação: Esse design é forte? É fraco? É ameaçador? É dinâmico? Esses traços refletem o design que quero passar? É preciso verificar se a personalidade que imaginou está realmente no seu design final

4. Funcionalidade do Design
Antes de avançar para próximos passos na sua criação, verifique se o design que está criando deixa claro como ele deverá funcionar . Afinal, se você mesmo não sabe, certamente a regra dos 3 segundos falhará.

5. Fator de convencimento
Seu design deve convencer o observador que o que ele vê pode realmente existir. Isso não significa que cada junção ou parafuso deve ser pensado, mas convencer da sua função prática é essencial.

6. Fator de interesse (emocional)
Segundo Chiang, essa é a diferença emocional entre um carro esporte e um comum, de passeio. Ambos são criado para transporte e têm a mesma configuração básica, mas um direciona seus objetivos com muito mais habilidade e força que outro.

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: