Há pouco recebi uma newsletter da GnomonSchool anunciando as últimas vagas para alguns de seus cursos. Vendo a grade de cursos “tradicionais”, de 10 semanas, me chamou a atenção um em especial. O de “Product Design“.

Me fez pensar como seria bacana se faculdades de Desenho Industrial (Mackenzie, FAAP, IED, Belas Artes, em SP, e tantas outras pelo Brasil) criassem uma disciplina com temas como “props” ou mesmo desenho de produto, mas focados no mercado de entretenimento.

Tudo bem, não é exatamente o foco de um curso de D.I., mas seria uma bela oportunidade de ampliar as possibilidades de atuação desse profissional, abrindo-o portas para um mercado de games que – assim esperamos – pode se fortalecer nos próximos anos, principalmente se alguns grandes estúdios realmente fixarem suas bandeiras (e suas produções) por aqui.

Já temos a Ubisoft. Volta e meia ouve-se que a Blizzard ampliará sua atuação por aqui. Então, por que não apresentar esse mundo para os futuros desenhistas industriais? Acho bem provável até que muitos dos jovens que ingressam nessa área nem vislumbrem esse campo como uma possibilidade.

Considerando que boa parte dos formados nem chegará a atuar em D.I., por que não pensar a respeito?

Acha que não tem a ver? Então dá uma olhada NESSE post e NESSE, e também NESSE site. Acha que um desenhista industrial não ficaria maluco (no bom sentido) criando coisas assim? Eu não tenho dúvidas.

Bom, se você achou a idéia minimamente viável e estuda ou conhece alguém que faça D.I, passa pra frente a idéia. Converse com seus professores, discutam entre seus colegas, “retuíta” aí, sei lá. A idéia é levantar essa bola e ver no que dá.

Quem sabe não começamos uma campanha a favor do Concept Design nas faculdades? Afinal… “Concept Design também é D.I.

Agora, nada melhor que esse video pra mostrar o D.I. sob uma nova perspectiva: a do CONCEPT DESIGN, seja ele para filmes ou games. Ah, um detalhe, Daniel Simon, pra quem não sabe,  é um dos criadores dos veículos de Tron Legacy.

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: