Dando sequência ao post de 04 de julho, e continuando a proposta de divulgar os bons artistas brasileiros, temos o prazer de mencionar aqui as artes do paulistano Marcelo Matere.

Marcelo tem 32 anos, mora em São Paulo, é formado em Desenho Industrial pela FAAP, com especialização em projeto de produto, e é ilustrador free-lancer.  Nos últimos anos vem desenvolvendo para a Hasbro Concept Arts de brinquedos e ilustrações para embalagens (Box Arts) da linha Marvel/Transformers.  Abaixo, palavras do artista:

“Na Hasbro comecei a trabalhar como ilustrador de package art (ou box art) em 2002 . Depois de algumas ilustrações, me perguntaram se não poderia desenvolver o  concept art da cabeça de um toy exclusivo da convenção dos Transformers de 2003. Eles curtiram bastante, tanto é que utilizaram! A partir dai comecei a trabalhar  tanto para Transformers quanto para Gijoe tbm. Em 2006 que peguei a primeira linha de concepts  para brinquedos, chamada Robot Heroes, a versao mais infantil dos personagens. Trabalhei nela por uns  3 anos. Fora isso faço muitas ilustracões  para apresentações internas da Hasbro. Elas geralmente são usadas para vender idéias de novos projetos. Infelizmente nao posso mostrar, pois um projeto engavetado hoje pode vir a ser usado no futuro.”

Toda essa experiência valeu a Marcelo o convite para desenvolver os personagens do game para Nintendo DS  “Transformers War for Cybertron“, da Activision, que você vê na sequência:

“No caso do War for Cybertron , foi engracado, tinha acabado de abrir uma conta no Twitter e recebi uma msgem em inglês perguntando se não queria trabalhar com concepts de robôs. Respondi que sim e fomos conversando por e-mail. Depois de uns 3 ou 4 e-mails descobri que eles queriam que eu trabalhasse nos concepts para a versao DS do WFC. Mandei uns concepts que tinha trabalhado e eles curtiram e acharam legal eu ja ter trabalhado para a Hasbro, que iria aprovar os desenhos finais.”

“No final perguntei quem tinha me indicado, e eles falaram que ninguém, o cara tinha digitado no google “Transformers artist”e meu nome foi uns dos primeiros a sair, inclusive no twitter!

Achado pelo Google!?!? ( hahaha ) Fala sério…   : )

Ah, como não podeia deixar de ser, pedimos ao Marcelo as suas indicações de bons artistas brasileiros. Aqui vão:

  • Priscilla Tramontano, ela era minha estagiaria e agora colore alguns dos meus desenhos, inclusives capas das HQ dos Transformers. http://noprips.deviantart.com/

Sobre o mercado:

“A respeito do mercado, pelo que tenho lido, visto e conversado com amigos, ele tem crescido consideravelmente, pricipalmente em produtoras que fazem propagandas e comerciais com efeitos em CGI.  Fora isso, cada vez mais tem se visto cursos de concept arts vinculados com 3D, o que parece ser um bom sinal para o mercado. Mas nao podemos esquecer o mercado de fora. Se o cara for bom mesmo ele consegue trampo lá fora fácil fácil. Eu trabalho para o basicamente para o exterior ha quase 7 anos.  O lance é treinar e se aperfeiçoar sempre.”

Pois é galera, no final das contas o caminho passa sempre pelo mesmo ponto: treinar e se dedicar ao máximo. É isso. Valeu Marcelo!

Trailer do game:

Ah, pra acabar, veja abaixo a versão que Marcelo fez, em 2009, dos apresentadores do  “NerdCast“. Incrível!!

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: