Pra festejar o lançamento do Warcraft II que ocorreu na semana passada, resolvemos dar nossa modesta contribuição à enchurrada de matérias sobre o jogo e à chegada da Blizzard ao Brasil.  Porém, como não poderia deixar de ser, nosso foco ficará restrito à arte.

Então vamos lá. Pra começar, você vê abaixo algumas das dezenas de artes disponíveis no site oficial.  Se liga, porque se curtir ver essa pequena amostra, vai acabar vendo uma por uma lá no site. E se for, reserve um bom tempinho bom porque vai precisar.  : )

(clique nas imagens para vê-las maior)

As artes são realmente muito boas. Os ambientes criados por Petter Lee são demais, não? Mas legal também é conhecer as caras por trás dessas obras. E pra isso, dá só uma olhada no  “SonsoftheStorm“, site em estilão RPG, criado pelos artistas Samwise, Metzen, René of Twincruiser, Thammer, Raneman, Drawgoon, Red Knuckle e Glowei, todos da Blizzard Irvine, para servir como uma central de referências, estudos, pesquisas e portfolio de trabalhos, que tem tanto artes pessoais como as criadas para os games. Vale a visita!

Veja abaixo alguns dos seus trabalhos desses caras, todos disponíveis no site, em bom tamanho:

Quisemos colocar algumas artes pessoais, ou seja, que não tinham o objetivo de serem usadas nos games, para levantar um ponto interessante: a adaptação.

Veja por exemplo a última arte, o arqueiro, logo acima. Note como o esquema de cores e o estilo da renderização escolhido pelo artista segue um outro caminho, mais realista, com a figura humana em proporções mais normais, e sem tantas cores saturadas. O mesmo vale para a arqueira, duas artes à esquerda. Elas mostram bem a adaptação do estilo individual de cada artista aos projetos que estão trabalhando, no caso,  Starcraft, Warcraft e Diablo.

Um desses artistas acima citados, Chris Metzen, é vice-presidente de desenvolvimento da Blizzard. Em final de abril ele concedeu uma entrevista ao site Giant Bomb. Passa lá e conheça o cara.

E para não dizerem que é só de estrangeiros que vive a arte da Blizzard, veja só que bacana a matéria do G1 com o brasileiro Fausto de Martini, que trabalha atualmente como chefe de modelagem do departamento de “cinematics” da produtora.

Além do Fausto, a Blizzard também tem em seu quadro o animador brasileiro Ricardo Biriba, que ocupa o cargo de chefe de animaçãono mesmo departamento de Fausto, o “cinematics”. Veja o blog de Ricardo Biriba. (dica do leitor @GlaucoLongui) Valeu Glauco! : )

Um detalhe. Não sei se perceberam, mas o personagem THECAB, criado nesse último mês, foi inspirado em um dos trabalhos mais famosos desse artista, aquele robô com dreads mecânicos. (muito bom!) Quer conferir? Acesse o site de Fausto de Martini.

Bastante coisa de Blizzard hoje, não? Mas na boa, é mais do que merecido. Afinal, essa é uma das mais cultuadas produtoras de games do momento, com animações que renderam elogios da Pixar, que a chamou de “a Pixar do mundo dos games“, conforme mostra matéria do G1. Além disso, é uma ótima maneira de comemorar o quarto mês do TheConceptArtBlog.  Longa vida à Blizzard (br??) e também ao THECAB.

Para conhecer mais sobre a Blizzard Irvine:

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: