Durante toda a semana passada a gente teve o prazer de ver um dos trabalhos do artista João Bosco. Era para rolar também uma enrevista, mas contratempos acabaram inviabilizando. Mas não entre em pânico, agora rolou! Com vocês, João Bosco:

Onde nasceu, quantos anos tem e onde mora?
Nasci em Santo André, SP. Tenho 29 nos e moro em Fortaleza, CE.

Qual sua formação e porque começou a fazer Concept Art?
Sou graduado em Artes Plásticas pelo IFCE (antigo CEFET – CE) e especializado em Design Digital pela Estácio – FIC Ceará. Trabalho com quadrinhos desde 98, e comecei a fazer concept mais recentemente, no que me apaixonei pelo trabalho digital, as ferramentas como a tablet e a arte de criar personagens de scifi e fantasia.

Ano passado o artista Diego Maia passou um ano no Ceará (ele nasceu aqui, mas mora em São Paulo) e sugeriu um grupo de estudo de concept, incluindo artistas como Cristiano Rio e Eduardo Vieira. Foi o incentivo definitivo pro meu gosto com esse meio. Outra influência é a paixão por jogos de games, cinema e animação

Você trabalha com concept art atualmente? ja trabalhou? É frela ou CLT?
Trabalho mais com ilustração digital. Já fiz concept pra revistas e pra um jogo independente. Atualmente estou fazendo ilustrações pra cards da Warhammer. Sou freelancer. Com quadrinhos estou ligado ao estúdio Art & Comics, que agencia pra editoras americanas como Marvel e DC.

Como vc faz pra se manter atualizado? O que acessa? O que lê? Participa de comunidade, como CGHub ou outras?
Acesso principalmente o CGHub e o CGSociety. Atualmente tenho usado também o twitter de artistas que gosto e agora o TheConceptArtBlog. Leio revistas como a Computer Arts, revistas publicadas virtualmente e livros especificos de arte, de técnicas de ilustração e concept. Participo mais ativamente do Deviant e do CGHub, inclusive competindo em contests.

Qual seu objetivo como artista para os próximos anos?
Quero me firmar no mercado de quadrinhos com títulos mais conhecidos e de uma forma mais constante – um contrato de exclusividade seria sensacional! – além de me inserir de forma mais definitiva no meio de concept e ilustração digital, minhas novas paixões como artista.

Qual das suas artes vc mais gosta? (obs: aquela Psyloraptor achei FODA!! Parabéns!)
Adoro a do Psyloraptor, mas a do Dragorilla ainda é a que me dá mais orgulho. Além de gostar muito dela, sinto que a partir dessa arte ganhei mais destaque em fórum e essa oportunidade de trabalhos com a Warhammer. ela iniciou um ciclo muito bacana pra mim, além de ter chegado num nível técnico e criativo que me agrada; virou meu patamar de qualidade a ser superado.

Quais artistas vc admira e/ou indica?
Adoro o Marco Djurdjevic, Ian MCCaig, Bobby Chiu do lado de concept/ ilustração. Do lado de quadrinhos adoro o Hiroaki Samura (Blade of the Immortal), Mike Mignola, Carlos Pacheco, Joe Madureira. Recentemente me surpreendi com artistas brasileiros como João Paulo Ruas (C.A.) e Greg Tochinni (comics).

Indico também Eric Canete (esse é mais comics/cartum) . Descobri esses dias e achei sensacional!  Se eu for pensar muito nisso vai ter uma lista gigantesca de artistas!

O que você gostaria de ver aqui no THECAB? Algum artista em especial? Alguma área especial?
Adoraria algo sobre o Djurdjevic. Matérias sondando como está o mercado atualmente no Brasil (empresas que estão aqui na área de games, por exemplo) seria muito bacana.

É isso aí, João, realmente a lista é grande, mas grandes referências realmente moldam o bom trabalho de um artista. Valeu pelas sugestões e muito sucesso!

Mais sobre o artista na sua página do CGHub

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: