Em Concept Art para ambientes e arquitetura não é difícil vermos em muitas obras o uso de influências islâmicas. Uma pesquisa rápida pela internet já nos dá uma idéia do estilo. Príncipe da Persia também, já mencionado aqui no blog, é um ótimo exemplo.  Bom, mas o tema hoje não é necessariamente O ESTILO ISLÂMICO como um todo, mas sim algo bem específico dentro desse estilo: os minaretes.

Minaretes são aquelas torres altas das mesquitas onde são feitas as chamadas para as cinco orações. Além de serem elementos arquitetônicos, são também símbolos bastante fortes da cultura islâmica. Ou seja, não dá pra criar artes com essa influência sem citá-las.

Por isso mesmo, resolvemos separar alguns exemplos bacanas de alguns minaretes. Claro que existem muitos outros tipos, mas os que temos abaixo já dão uma amostra do que é possível considerarmos em termos de referência para criação de artes. Vamos à elas:

Notem como são variadas as formas e acabamentos. Pode-se notar a predominância de tons de terra em algumas. Em outras, cores bem mais vivas, com mistura de amarelos, azuis e laranjas. Outras utilizam elementos como madeira e metal. Ou seja, isso mostra que a forma pode ser bem livre, o que importa mesmo é a adequação à sua função.

Mas independentemente da forma, não se pode negar sua força simbólica. Mesmo se representado apenas em silhueta, fica muito claro sua origem e seu caráter religioso.

Agora falando mais especificamente sobre a Concept Art, preste atenção como os Minaretes aparecem várias vezes nas artes de Príncipe da Pérsia, criada por Julian Caldow. (Nessa e nessa). Parece um pouco exagerado, mas pensando em termos práticos, isso é bastante factível. Afinal, se o povo islâmico precisa parar para fazer suas orações cinco vezes ao dia, e considerando que ele possui uma vida normal de trabalho, estudo, família e etc., é bem aceitável imaginar que ele precisa ser avisado em qualquer parte da cidade, mesmo nas mais distantes ou nas mais altas, não?

Bom, e pra finalizar, há algum tempo fizemos aqui no blog uma série de posts sobre referências de estilo. Como o tema de hoje tem tudo a ver com isso, achamos por bem separar algumas informações que podem complementar e ajudar quem está realmente usando essas referências.  Vejam nos links logo mais abaixo:

Para mais informações sobre Minaretes, veja WIKIPEDIA

Orientalist Paintings: Site muito bom com artes de temática oriental.

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: