Estive na CTN animation 2010 neste sábado. Eu e meu parceiro estrangeiro de CDA, o espanhol Juan. O evento foi em Burbank, cerca de 50 minutos do centro de Los Angeles (de ônibus, claro, porque não tenho carro aqui). Tempo chuvoso e um pouco frio. Ótimo pra ambientes fechados. Principalmente se esse ambiente estiver repleto de arte, criatividade e paixão pela profissão. E isso encontramos lá. Fácil fácil.

O evento foi separado em “Panels Speakers”, painéis com palestras de nomes como Dice Tsutsumi (diretor de arte da Pixar), Armand Serrano (diretor de arte e desenvolvimento visual da Sony), Chris Wedge (fundador da Blue Sky Studios), Bobby Chiu (Imaginism Studios) entre vários outros, “Exibitions” (espaço para artistas, estúdios, escolas e livrarias divulgarem e venderem seus produtos e servicos. Ali vários artistas viam portfolios e davam opiniões a respeito. Bem bacana) e o “Opportunity Alley“, espaço onde estavam Warner, Sony, Disney, Blue Sky e mais alguns outros estúdios vendo portfólios e aceitando cadastro para possíveis entrevistas.

Na boa, vi uns portfolios de uns caras lá que tá loco… mandam muito. Não me registrei. Ainda não estou nesse nível, mas chego lá. Depende mesmo é do nosso comprometimento, certo?  (Bobby Chiu que o diga…)

Ah, e não podia deixar de mencionar. Teve também o “Noite com Moebius“, onde o mito em pessoa deu uma palhinha e conversou com o pessoal.

No resumão valeu muito a pena! 50 dólares (cerca de 80 reais, correto?) por um dia inteiro de palestras (10 às 19hs) com essas feras, acesso a livros dificeis de encontrar e a livrarias especializadas, poder conversar pessoalmente e ter livros autografados por artistas que menciono toda hora aqui no blog, trocar idéia com pessoal da Disney, Dreamworks, Warner…  PREÇO JUSTÍSSIMO! Sem falar que dei uma sorte daquelas, pois perdi a palestra de Bobby Chiu na Pixel Show em outubro e pude assistir aqui. Não sei se foi a mesma, mas valeu : )

O ponto negativo fica pra organização, que pelo que pareceu não esperava tanta gente. Resultado: grande confusão nos corredores e na frente das salas de conferência. Sem falar que acabaram criando duas filas, pois quem comprou entrada para os 3 dias recebeu um “fast pass” (passe rápido) e entrava na frente dos que compraram apenas pra um dia. Bagunça geral.

Bom, agora que já dei uma geral do evento, fiquem aí com algumas fotos.

(palestra “o poder dos thumbnails, com Armand Serrano, da Sony)

(Palestra “Por trás do ColorScript de Toy Story 3“, com Dice Tsutsumi, da Pixar). OBS: A reação das pessoas ao ver as artes e o tabalho de Dice foi “OOOOOh!”, “WOOOWWW”, “@#$#!!!#$@!!”.  : ) Impagável.

(Estande da galeria Nucleus e estandes de artistas de vários locais dos EUA e de fora)

Estandes de artistas para venda e autógrafos. Na foto à esquerda o criador do blog “Daily Monster“, Stefan G. Bucher, o autor do livro “The Daily Zoo” e character designer, Chris Ayers. À direita, David Colman, professor da Concept Design Academy, autografando meu livro.

Artistas, empresas, sites e blogs citados nesse post:

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: