Ok, sei que tem muita gente interessada em saber informações sobre os cursos da Concept Design Academy, então vamos direto ao ponto: COMPENSOU?  SIM, PRA MIM COMPENSOU MUITO. Claro que ainda tenho de aplicar tudo que aprendi, mas já sinto que meu trabalho avoluiu nesses 3 meses. SÓ 3 MESES!!

Afinal, não é tão simples assim. Não funciona desse jeito: Kevin te diz “é assim que desenha X” e você sai desenhando. Gostaria muito que fosse, mas arte, como quase tudo, requer tempo de prática e dedicação. E os profissionais e estudantes de Entertainment daqui, seja no Art Center, na CDA, na Gnomon ou qualquer outra, TODOS falam a palavrinha mágica “mileage” (algo como seu tempo de prática, milhagem).

Agora aos fatos:

O ambiente, os profissionais e os contatos

1. Você está entrando num ambiente onde muita gente trabalha profissionalmente para a área de entretenimento e mantém estreita relação com várias empresas desse mercado.

2. Você tem aulas com profissionais tanto da área de filme quanto de video games, e pode perguntar pessoalmente o que quiser, discutir idéias, pedir sugestões, indicações de referências, tomar café junto, tomar cerveja junto, etc. E isso é muito, muito legal. Não porque você vai ficar bajulando ou coisa assim, mas porque vai encarar esse mundo do entretenimento como algo em que você pode SIM fazer parte.

3. Em setembro tem a CTN Animation, que custa uns 170 dólares por 3 dias inteiros de palestras de profissionais da Pixar, Disney, Dreamworks, Sony animation, estúdios de games, análise de portfólios pro profissionais e estúdios e workshops. Se converter em reais dá uns trezendos e poucos reais. Já viu algo com tais profissionais e com esse preço no Brasil?  Se viu me fala porque eu não conheço.

4. Em cada mês a CDA realiza workshops de 5 horas com profissionais extremamente gabaritados. Sempre aos sábados. Além da CDA, algumas outras escolas aqui perto, como 3 Kicks (mesmo prédio do CDA), LAAFA, Art Center, Red Engine Studios e outros também fazem o mesmo. O preço? Média de 120 dólares cada. Porém, se fechar 3 cursos na CDA não paga NADA! Está incluso.Os workshops que assiti foram com 2 profissionais da Dreamworks (Nathan Fowkes e Shane Prigmore) e Khang Lee (freelancer). Alguns são melhores que outros, claro, mas tenho anotações valiosíssimas de todos eles. Vale muito a pena!!

É fácil se manter focado

5. Você estará aqui em Los Angeles sozinho (possivelmente). Então pode usar todo seu tempo livre em pró do seu objetivo. No caso, estudos. Aqui tem muito lugar bacana pra você ir, levar seu laptop, sua tablet ou seu sketchbook e pensar só em desenhar, sem que ninguém te incomode ou junte uma pequena multidão ao seu redor.

Aqui tem gente desenhando em todo lugar. Tem gente falando sobre criar um filme, uma história, profissionais de storyboard desenhando em cafés, artistas e estudantes desenhando em museus, parques, ônibus. A galera do Art Center College está por toda parte, ralando pra valer. É lindo ver isso.Alguns lugares que você pode ir e ficar sossegado: Qualquer starbucks ou cafeterias do tipo (compre um café por 3 dolares e fique a tarde toda se quiser, usando a mesa e a internet grátis), Art Center College (pegue o ônibus 20, bem em frente à estação Del Mar da Gold Line. Em uns 20 minutos você estará lá no Campus. Pode passear à vontade, usar  a biblioteca, acessar a net de graça no refeitório, que tem umas mesonas ótimas pra desenhar), PCC Library (acesso livre e internet livre. Tem várias mesas com tomadas pra ligar seu laptop. Pode ficar o dia todo se quiser. Bem em frente tem restaurantes e lanchonetes.

A maioria dos ônibus que passa na Colorado Blvd vai pra lá. Além de muito agradável e gratuito, tem uma janelona que você trabalha vendo as montanhas de Pasadena bem perto de você. Animal!! Ah, e fica há alguns minutos de ônibus da CDA), Getty Center Museu (o lugar é lindíssimo, tem wi-fi gratuita e muitas mesinhas pra trabalhar sossegado. Se estiver em Pasadena vai levar umas 2 horas pra chegar, mas se estiver em Hollywood em uns 50 minutos chega fácil. Veja no site do Getty como chegar).

Muita informação, mas sem pressão

6. Os cursos na CDA não têm aquela pressão de um Art Center College e muitas vezes têm os mesmos professores (Kevin Chen, por exemplo). Ou seja, a aula é a mesma, mas por apenas uma fração do preço.

Preço justo

7. Os preços compensam muito. US$ 600 dólares são nada para 10 semanas de aulas (3 horas cada) nesse ambiente. Se você já pesquisou um curso básico de photoshop no Brasil vai concordar comigo fácil fácil.

Carga horária

8. A princípio eu estava preocupado com relação às 30 horas. Achava que seria pouco, mas não foi, Tenho informações, notas, referências, dicas e técnicas suficientes para continuar meus estudos por conta própria por talvez mais um ano. Além disso, essas 10 semanas são realmente exaustivas considerando que você fará muita muita lição de casa. Pelo menos é o que se espera.

Se  ficar saindo pra se divertir todo o resto do tempo extra classe, não tem como dizer depois que não compensou. Sua dedicação é parte fundamental desse processo de desenvolvimento. Feng Zhu, na entrevista que fizemos, disse a mesma coisa. a quantidade de informações que você recebe é suficiente para meses ou anos de estudo. Não tem como aplicar tudo que aprendeu em apenas 3 meses. Nem em 6!!

Direcionamento adequado

9. Você pode entrar em contato com a administação da CDA e pedir conselhos sobre qual curso seria mais indicado para seu nível. Eles são bastante ocupados sempre, mas respondem. Não tive nenhum problema quanto à isso. A paciência e a educação abrem portas.

O lado prático

10. Entre estadia, alimentação, cursos (depende de quantos vai se matricular), passeios, transportes, material e etc., a maioria que conheci gastou algo entre 5  e 7 mil dólares. Alguns são mais exigentes em moradia e pagam mais, outros precisam ter refeição completa (e farta) 3 ou 4 vezes por dia, outros passam com lanches e saladas (muito mais barato, claro), outros não gostam de cozinhar e gastam muito comendo fora o tempo todo, outros compram tudo que vê pela frente dizendo que “no meu país isso é muuuito mais caro”, outros precisam pegar aulas de inglês pra reforçar e gastam com isso. Enfim, analise seu perfil e veja onde pode economizar sem passar aperto. Lembre-se de que você ficará aqui por 3 meses e meio no mínimo, então NÃO DÁ pra viver de MacDonalds. Tem de estar bem alimentado pra ter disposição pras aulas e extra-aulas.

Bom, ainda tem um monte de pontos a serem abordados, mas pra não ficar muito longo, dividi em dois posts. O próximo em alguns dias, ok?

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: