Apesar de 3D ser bastante comum atualmente, não são todos os artistas que se dão bem com isso. Me incluo nessa categoria. Para esses, o SketchUp faz bem seu papel. É simples, intuitivo, rápido e free (a versão standard pelo menos). Para os muitos que ainda acham que SketchUp só serve pra fazer fazer predinhos no Google Earth, trago aqui um vídeo que, tenho certeza, vai mudar essa opinião. Em conjunto com o talento dos artistas para pintura e ilustração, essa ferramenta é realmente poderosa.

O video é apresentado por Robh Ruppel, Art director da Naughty Dog, e mostra como o software pode ser usado pelos concept artists para ajudar na criação de ambientes e objetos complexos, fazendo com que essa etapa ganhe horas de desenvolvimento. Como sabemos, a correta aplicação de perspectivas e ilustração de diferentes vistas não é algo simples nem rápido pra aqueles que gostam de fazer “na raça”.

Abaixo, em detalhes, algumas artes apresentadas no video. Note como o SketchUp é bastante útil para criar os volumes principais em perspectiva. Afinal, como não canso de mencionar aqui no blog, TODO DESENHO parte de formas básicas geométricas. A partir delas é que desenvolvemos e aprofundamos o estilo de cada ambiente, objeto, personagem e etc. Se fizer isso à mão, ótimo. Se preferir Sketch Up, ótimo também. O que importa mesmo é o trabalho final com qualidade.

As artes acima são de James Paick.

Para baixar o SketchUp, acesse: http://sketchup.google.com/

E se ainda não se convenceu, mais um vídeo, agora com a Massive Black, mostrando como usa o software:

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: