Há alguns dias, conforme já divulgamos aqui no blog, aconteceu o “The Union“, evento resultado da parceria entre a SAGA School of Art, Game and Animation e a Gnomon School, que trouxe grandes nomes do CG internacional para palestrar no Brasil.

Nesse evento a SAGA anunciou que essa parceria resultaria também na criação da primeira escola internacional de arte digital e efeitos visuais da America do Sul,  a ser criada no Brasil em 2012.

Isso é, sem sombra de dúvidas, algo muito relevante para a formação de profissionais de games no Brasil, pois pode ser uma sinalização de que o país pode estar nos planos de escolas ou estúdios estrangeiros para os próximos anos.

Porém, é importante notar que essa nova escola não será exatamente uma unidade da Gnomon no Brasil. Sem dúvida tal parceira pode facilitar muito a vinda de profissionais para palestras e workshops, mas é bom que fique clara essa diferença para não haver confusão.

O que aparentemente acontecerá é que a SAGA continuará normalmente com suas unidades e cursos, mas alguns de seus instrutores serão mandados à Los Angeles para fazerem uma especialização no programa de 1 ano da Gmonon School, trazendo  suas experiências para a escola.

Só espero que, assim como ocorre na Gnomon School e em outros renomados cursos no exterior, como Concept Design Academy, Futurepoly, FZD School, Art Center College e etc., essa nova escola também inclua formação para artistas que querem ingressar nesse mercado mas desejam se manter no ambiente 2D, opção que pode oferecer uma grande sensação de auto-realização, considerando o nível de qualidade que é exigido, e que é muito valorizada pelos grandes estúdios lá fora.

As imagens que venho postando todo esse ano aqui no THECAB não me deixam mentir.