Às vezes me dou conta de que alguns temas, mesmo sendo bem bacanas e eu curtindo bastante, acabam sendo pouco mencionados aqui no THECAB. Storyboard é um deles.

Para alguns menos atentos, esse tipo de arte pode até parecer que requer menos conhecimento de desenho, que não exige muito do artista, pois o trabalho final permanece em linhas ou com pouquíssimas e rápidas aplicações de cores. OK. Mas isso fica no campo das APARÊNCIAS.

Pense bem, não é nada fácil representar com clareza gestos e expressões de pessoas e animais, cenas que mostram os mais diversos posicionamentos de câmeras em diferentes perspectivas. Mesmo com o resultado final sendo apresentado apenas em linhas, para que essas “simples” linhas cumpram seu objetivo, é necessário grande conhecimento técnico e artístico.

Notem como bons artistas de storyboard são especialmente bons em gestual, perspectiva, como conseguem de forma muito solta demonstrar exatamente o que o personagem está sentindo e como ele está agindo. Como suas roupas e acessórios influenciam em toda a composição do gesto. É muito legal isso.

Vá fazer storyboard com aquela aparência limpa e com traços soltos sem ter uma ótima base de desenho.  Duvido que vejam peças como as que apresentamos abaixo, criadas pelo artista Toby Shelton, atualmente storyboard artist na Dreamworks, mas que já desenvolveu também vários trabalhos para a Disney.

(Mickey)

(Tangled)

(Megamind)

(Megamind) OBS: Essa sequência da dancinha é extraordinária!!!  : )

Como Toby é um “nice guy”, ele compartilha com os leitores de seu blog várias dicas de como tornar o mais fácil possível o processo de desenho usado em um storyboard ou mesmo no dia-a-dia. Passe lá!

OBS: Esse post foi sugerido pelo meu amigo “Juan Benjumeda” (LaBliaBlia). Tks Juan!

VISITE: Blog de Toby Shelton

 

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: