O MOMA, Museum of Modern Art de Nova Iorque, através de seu projeto “Red Studio“, uma parceria com várias escolas de segundo grau da região com o objetivo de buscar respostas à questões dos adolescentes sobre a produção atual de arte, fez uma série de entrevistas muito interessantes com Ralph Eggleston, production designer da Pixar.

O formato do “Behind the scenes“, nome dado à série, é bem legal. As questões são feitas por vários alunos e os temas abordados não deixam nada a desejar: o processo de criação dos filmes, o porque do uso de esculturas na produção, qual o perfil de profissional mais exigido para esse tipo de trabalho, o porquê do uso de colorscripts e várias outras. Como ressaltei, é BEM LEGAL!

Abaixo, algumas das imagens que ilustram os temas abordados na entrevista:

(A evolução do personagem Sullivan)

(O porquê do uso de esculturas na pré-produção)

(O que é e para quê é usado o Colorscript)

(Sobre seus desenhos com giz pastel)

(O que faz um designer de produção)

Veja abaixo a resposta de Ralph Eggleston para a pergunta “O que faz afinal um Designer de Produção?”

(em tradução livre)

“Um designer de produção é responsável pelo visual geral do filme. O produtor e o diretor do filme contratam o designer de produção no início do projeto e eles trabalham juntos para contar visualmente a história. Os designers de produção pensam nas locações, acessórios, móveis, efeitos especiais e gráficos, de forma a desenvolver o visual e o clima de forma unificada para o filme.

Os designers de produção expressam suas idéias contruindo modelos (maquetes) e desenhos conceituais. Uma vez que um conceito foi definido, os designers de produção montam um departamento de arte que irá ajudá-los a compreender melhor (visualmente) suas idéias.

Para filmes com atores reais, gerentes de locação, designers de figurino, decoradores e maquiadores ajudam a visualizar e fisicamente criar um ambiente baseado nas idéias criadas pelo designer de produção.

No caso dos filmes de animação, as responsabilidades do designer de produção e do departamento de arte são um pouco diferentess porque eles precisam criar também os personagens. O designer de produção contrata um diretor de arte para supervisionar os conceitos de design. É trabalho dele ou dela definir tarefas para os diferentes membros do departamento de arte, gerenciar o orçamento e o prazo e ainda servir como ligação com os outros departamentos. ”

 

Para encerrar, achei relevante ressaltar algumas frases de Eggleston que podem servir para muitos profissionais, empresas e empresários que realmente querem fazer a diferença e criar algo com qualidade:

“Nós fazemos filmes para nós mesmos. É assim que todos aqui pensamos”

“…Não acho que houve nenhuma reunião que alguém levantou e disse: sabe, isso é muito adulto. Vamos fazer as coisas pensando só nas crianças”

“… eu tento trazer a emoção, não a técnica. Ela é a única coisa à que as pessoas respondem”

 

Ah, uma dica, a navegação do site do Moma não é lá das mais simples e objetivas, mas não desista. Vai valer cada segundo. Se localize nos menus do topo que tudo fica bem. ; )

 

VISITE: Transcrição completa da entrevista | Behind the Scenes | Red Studio MOMA

 

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE: