Anatomia. Talvez essa seja uma das grandes pedras no sapato dos artistas. É um daqueles fundamentos que passamos anos e anos tentando melhorar, mas que muitas vezes temos a impressão de que quanto mais nos dedicamos, mais duros parecem nossos traços.
Talvez a resposta para isso seja justamente essa pressão que acabamos nos impondo, fazendo com que foquemos nossa atenção mais na exatidão anatômica do que no gesto, na pose e no movimento, fatores esses que realmente dão vida a um desenho.
A frase do título, tirada do livro “Dando Vida a Desenhos“, de Walt Stanchfield, explica bem esse ponto. Desenhar verbos, não substantivos é pensar primeiro na ação e depois na pose em si. É transmitir primeiro a emoção e depois a razão. É transmitir a essência da pose e depois a sua representação anatômica. É definir primeiro a essência de um gesto e só depois pensar nas partes do corpo que contribuirão para sua realização.
Walt Stanchfield durante a década de 1980 lecionou desenho gestual para a equipe de artistas da Disney Animation. Entre seus alunos estavam, por exemplo, John Lasseter, Glen Keane e Brad Bird, entre muitos outros.
Ao representarmos uma pose estática, sem vida, sem emoção, mesmo que contenha “um bom braço”, uma perna corretamente representada ou uma musculatura anatomicamente perfeita, estamos criando um mero desenho. Poderemos até dizer: Olha que bom braço!
No entanto, um desenho que realmente conta uma história, que demonstra a intenção do personagem no gesto e que transmite a emoção da cena através desse gesto é UM BOM DESENHO. Nesse caso diremos: Uau! seu desenho me transmite algo!
Separei abaixo alguns exemplos que considero bem adequados ao tema:
Bobby Pontillas (Blue Sky Studios)
Joseph Mingoo Lee (Blue Sky Studios)
OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE:
- A incrível paleta de cores de Leighton Hickman
- Esculturas originais do filme “O Rei Leão” (em 3D)
- A lindíssima arte do game Wildstar, da NCSoft
- Novas concept arts e sketches do filme Brave
- Artes do curta da Dreamworks “A Lenda do Dragão Quebra-ossos”
- Incríveis artes do filme Despicable Me
- Desenvolvendo os personagens Barry e Adam, de Bee Movie





























20 comments
Eduardo Louzada says:
Sep 21, 2011
Creio que você se refere ao movimento, peso etc. São, também, formas de estudo anatômico.
É claro que os traços ficam duros… Os estudantes geralmente tentam imitar Burne Hogarth ou congéneres, mas se esquecem de rabiscar.
Isto me lembra que, ultimamente, sketch virou moda. Mas, modas passam. E vale lembrar que saber fazer um bom sketch não garante uma boa arte final.
Abraços,
Edu
Flavio Remontti says:
Sep 21, 2011
Oi Eduardo, Blz? Valeu pelo comentário cara.
Acho que vou discordar com vc em um ponto. Não acredito que sketches estão virando moda. O sketch é uma etapa fundamental no processo. É algo como um treino, um aquecimento para um futuro refinamento de seu estilo. Não vejo como isso possa simplesmente “passar” como alguma moda.
Concordo quando vc diz que um bom sketch não garante uma boa arte final, mas do mesmo modo, conheço muita gente que pinta e finaliza lindamente desenhos totalmente sem vida e expressão. Vale dizer também que depende muito do seu objetivo final, claro. Se quiser fazer belas artes, sem dúvida a anatomia é imprscindível, mais do que talvez a pose, pois nesses casos mesmo desenhos de uma pessoa sentada olhanbdo para a câmera podem ser belíssimos trabalhos. Agora, em se tratando de concept art e animação, um bom desenho gestual, mesmo que simples, vale muito mais que um mau desenho com bom acabamento. Minha opinião, claro…
Valeu ae o comentário. ‘ )
Abs
Eduardo Pras says:
Sep 21, 2011
É muito legal ver as notas de Walt Stanchfield no Brasil, faz uns dois anos que ele vem alterando significantemente a minha maneira de ver o desenho.
Gostei muito do post. Com certeza vai ajudar mais desenhistas a buscar essa base.
Júlia says:
Sep 21, 2011
Esse é um dos meus maiores problemas. Muito obrigada por esse post, ele abriu os meus olhos!
Erika Astronauta says:
Sep 21, 2011
oi Flavio, muito bom mesmo o post, quando a gente conversa com outras pessoas, percebe que as dificuldades de todos, são as mesmas.
Recentemente, adquiri um livro que tem um preceito bem parecido com o que você citou, e que também tem me ajudado a construir melhor o gesto e o peso do desenho, do que a veracidade da cena, é o: Force: Character design from life drawing do Michael D. Mattesi
abs,
Flavio Remontti says:
Sep 21, 2011
Oi Erika. Eu coneço esse livro. É muito bom mesmo.
Abs
Olimpio Romano says:
Mar 15, 2012
Esse é o melhor… é com ele que estou estudando o gestual, os conceitos quando você os ‘pega’ tudo muda… de verdade!!! Falo sobre ele no meu Blog, falo muito sobre ele no meu blog na verdade xD
Rafael Oliveira says:
Sep 21, 2011
Concordo com o Louzada na questão que os sketchs estão virando moda e se tornando cada vez mais comerciais. Com isso, as pessoas começam a fazer ilustrações mais definidas nos seus sketch books. Perdendo o objetivo principal que é o estudo da posição, dos gestos, o sentimento que cada pose pode nos passar.
Agradeço pelo post, já vou comprar “Dando Vida aos Desenhos”, pois, não conhecia.
Abraços!
zecarlos says:
Sep 21, 2011
concordo com o flavio em relacao aos sketchs,mas creio que se trata de um assunto muito mais complexo,e nao superficial como foi falado acima… sobre anatomia, acho que dependendo da area em que se atua ela vai ser mais importante ou nao,mas num grau pessoal artistico,e algo que nao se deve parar de estudar…nunca
pose e gestos,sao algo realmente importantes,e na minha opiniao se complementam,e se estudado em conjunto pode enriquecer muito um persogem ou ilustracao que seja,pois e a emocao transmitida que ganha o espectador…em resumo,o topico aborda algo que sem duvida e obriagacao de um artista saber,mesmo que ele nao use
Mariana Reis says:
Sep 21, 2011
Esse post veio num ótimo momento! Tenho grande dificuldade em desenvolver desenhos de anatomia! Mas, agora, pude perceber que atentava mais pro ‘substantivo’ do que pra ação que eu queria expressar. Com certeza, vou mudar a perspectiva e vê os resultados que virão. Abraços.
Ton says:
Sep 21, 2011
Muito bom ressaltar esta ideia! Realmente, se o personagem ou até mesmo a cena, a composição em si transmitir algo, isto é um bom desenho. Já vi muita coisa que poderia se dizer que o traço é ruim, no entanto, é trabalhado muito bem a ação do personagem.
aftas says:
Sep 21, 2011
acredito que isso se deve, em parte, pelo padrão de se ensinar desenho que existe há algumas décadas: praticamente não se estimula a captura de movimento, a fluidez; parte-se direto pra anatomia com medidas de cabeça mas não a expressão corporal.
há tempos usa-se basicamente loomis e hogarth como modelo.
os dois eram geniais e deixaram um legado valiosíssimo, mas com todo o respeito, desenhavam poses relativamente travadas.
stanchfield, por ser primeiramente um animador, tinha essa pegada solta e cheia de vida.
outro mestre ainda vivo e que segue essa pegada mais solta, mas é um exímio desenhista, é o infelizmente pouco conhecido aqui no Brasil Glen Vilppu. ele é uma ótima ponte entre a anatomia e o desenho solto, pois é mestre nas duas pegadas.
no brasil, quem é excepcional nisso é o Marcio Nicolosi, do lendário álbum fetichast.
Rúbia says:
Sep 21, 2011
Realmente, a cada vez que leio aprendo mais com esse blog ^^
Todos os posts e comentários têm sido muito construtivos pra minha formação!
Realmente, essa dificuldade em anatomia me persegue há anos, já que sou perfeccionista e procuro fazer o desenho perfeito, quando na realidade o desenho precisa de movimento antes de perfeição. Parabéns pelo post, muito construtivo =D
Flavio Remontti says:
Sep 21, 2011
Valeu Rúbia. Que bom que foi útil. ; )
César Rosolino says:
Sep 21, 2011
verdd, em desenho é muito melhor passar o movimento, a pegada, o sentimento do que uma boa anatomia/traço. desenho travado é um pesadelo acho eu pra maioria, um bom exercicio é focar nos bons e velhos AXIS. penso eu, vlw flavio!
carolla says:
Sep 22, 2011
acabei de aprender mais uma coisa simples e tão importante!!! daquelas que depois que a gente vê, pensa “e não é que é mesmo? era pra ser tão óbvio…” sobre os sketches, não acho que estão na moda, só acho que os vemos mais porque divulgamos o tempo todo na internet… genial esse post! muito obrigada Flavio! e obrigada também a todos que comentaram! assim ganhei mais dicas… ;D
Patrick says:
Sep 22, 2011
Poxa flavio.. isso não está em notas de desenvolvimento visual mas pra mim é como se estivesse.. hehehe. fico muito grato pelo conhecimento que é destribuido no seu blog. Vendo seus desenhos no face andei procurando por desenho de sobreposição e overlay, mas não fui muito feliz. com esse post já tem alguns caminhos a serem seguidos e por ai sair achando mais algumas coisas. Quanto a discussão do sketch, não entendo bem o que quer dizer que esta na moda. Acho que o que Eduardo quis falar é que está na moda mostrar seus sketches e tals, ser design e ter um moleskine em baixo do braço. Mas enfim. Parabens pelo post Flavio.
Renato mandi says:
Sep 23, 2011
Esse post me fez olhar de outra forma para meus desenhos. Ultimamente estava estudando muito para melhorar a anatomia dos meu desenhos. Nem me toquei que estava deixando a expressão de lado.
Gostaria da opinião de alguém sobre meus desenhos. Não conheço muitos ilustradores para trocar dicas.
Flavio Remontti says:
Sep 24, 2011
Que legal, Renato. Bom saber que pudemos ajudar. Abs
Camila Tami says:
Sep 29, 2011
Já um tempo estava invocada com meus desenhos, pois sentia que estavam sempre duros. Quando se começa a desenhar é claro que focamos na anatomia, as vezes estamos tão focados num objetivo que não percebemos o óbvio. Quando vi este post percebi que era o que precisava, já fui procurando pela net um preço mais acessível e comprei o livro. Obrigada mais uma vez Flávio pela dica, adorei o livro, tem um conteúdo muito rico. Vou dar uma pesquisada no livro que a Érica indicou também “Character Design from Life Drawing”.