Como muitos devem ter notado, há alguns dias coloquei ali na barra lateral uma boa relação de livros que em minha opinião são bastante indicados para quem quer aprender ou se informar sobre concept art, desenvolvimento visual e desenho em geral. Como não iria ficar bom colocar mais um monte deles, vou começar a dar destaque por aqui mesmo para alguns que considero relevantes. Um deles é o “Figure Drawing – Design and Invention“, de Michael Hampton.

Ele me havia sido altamente indicado por Kevin Chen (Concept Design Academy) em suas aulas de Analytical Figure Drawing nas manhãs de domingo. Como algumas vezes até o tínhamos por lá para pesquisa, não tive muitas dúvidas para ver que realmente valia o investimento.

O que gosto muito nesse livro é que nas suas 235 páginas ele aborda desde os métodos construtivos do corpo humano, o que é fundamental para criar um desenho sólido e bem estruturado, até dicas para os mais soltos e expressivos desenhos gestuais (gesture drawing).

Não sei se isso acontece com muitos, mas particularmente falando não gosto muito daqueles livros muito focados apenas na anatomia. Sempre que pego um desses me sinto bastante travado em todo o processo de estudo e isso não é lá muito animador.

Sei que isso é até certo ponto natural, pois o que estudamos acaba ficando em nosso subconsciente para apenas depois de algum tempo ser incorporado em nosso desenho, mas mesmo assim, ainda prefiro os que trabalham a figura humana também no aspecto artístico da coisa e não somente na representação exata da forma.  Stanchfield que o diga!  ; )

 

Como pode ver nas imagens, há um grande número de magníficos exemplos detalhadamente explicados. É sem dúvida um livro para ter na prateleira para referência. Aqui no Brasil eu ainda não vi, mas não custa nada verificar nas grandes livrarias a possibilidade de importá-lo. Dependendo de quanto se paga o frete no Amazon.com, até vale a pena.  Ah, mais um detalhe, o capítulo que trata de dobras de tecido é também bastante didático. Confira logo abaixo no video.

Veja mais detalhes do livro:

Michael Hampton atualmente também leciona figure drawing no CGMA.

 

 VISITE:  Michael Hampton website  |  CGMA