Brendan and The Secret of Kells é um filme de animação de 2009 criado por Tomm Moore e produzido pelos estúdios Vivi Films (França), Les Armateurs (Bélgica) e Cartoon Saloon (Irlanda). Em 2010 foi indicado ao Oscar na categoria de melhor longa de animação, concorrendo com Coraline, A princesa e o Sapo, Up (o vencedor) e O fantástico Sr. Raposo.

O filme conta a história de Brendan, um menino de 12 anos que juntamente com seu tio tenta proteger as muralhas de uma Abadia contra a invasão dos Vikings. Quando descobre que um monge local com excepcionais habilidades artísticas está trabalhando no Livro de Kells ele percebe que precisa deixar a Abadia para garantir a proteção e a finalização dessa obra.

O Livro de Kells é um importantíssimo manuscrito do século IX produzido por três monges irlandeses. O livro contém belíssimas iluminuras e está atualmente guardado no Trinity College, em Dublin.

Abaixo trazemos algumas artes criadas por Lily BernardTomm Moore e o character designer Barry Reynolds.  No site “Living Lines Library” também tem uma coleção enorme de imagens do filme. Ah, e não deixe de ver os testes de animação feitos por Alessandra Sorrentino. Lembra dela? (Verne on Vacation e My Monster Burrufu).

 

(Lily Bernard)

(artes via Living Lines Library)

(Barry Raynolds)

Teste de animação (via Alessandra Sorrentino)

VISITE:    The Secret of Kells blog  Living Lines Library

 © Les Armateurs © Vivi Film © Cartoon Saloon